Dê a chupeta para seu filho!
- Leandro Osorio
- 25 de mar. de 2020
- 2 min de leitura
Mas primeiro leia o post

Frequentemente sou questionado sobre o uso da chupeta. A associação de hábitos orais com o desenvolvimento alterações dos dentes (mordida aberta anterior e mordida cruzada posterior) fazem com que muitos pais sintam receio, ou até fiquem constrangidos quando seus filhos fazem o uso da chupeta.
Ao nascer, a criança precisa se alimentar e a amamentação será tudo que ela precisa. Contudo, no primeiro mês, a criança e mãe estarão em um processo de adaptação para o desenvolvimento da amamentação. Todo um preparo da equipe de saúde envolvida é realizado para esse momento. Assim, recomenda-se que o uso de chupeta seja limitada a condições médicas especiais, devendo ser evitada até aproximadamente a 3 e 4 semanas de vida (1), para que não interfira no processo de amamentação.
É observado que a utilização de chupeta durante o sono, em crianças a partir do segundo mês de vida, diminui o risco de síndrome da morte súbita infantil. Dessa forma é recomendável que se utilize a chupeta, mesmo durante o dia quando a criança está dormindo, sempre após a amamentação, evitando a posição de barriga para cima. Essa recomendação é para crianças até um ano de idade, pois após esse período, o risco da síndrome da morte súbita infantil reduz e os efeitos deletérios sobre a dentição são minimizados (2,3).

Importante salientar que o processo de desenvolvimento psicológico da criança demanda de algumas fases que devem ocorrer. Refiro-me a fase oral, onde ela tem a boca como principal meio de contato com o mundo e nesse período é normal que leve diversos objetos à boca, inclusive mãos e dedos. Sabemos que hábitos de sucção de dedos e de chupeta, quando mantidos após os 18 meses de vida podem promover o desenvolvimento de alteração da posição dos dentes, contudo devemos estar atentos às modificações do que é normal.
Pouca ou nenhuma alteração será permanente na dentição decídua (de leite) caso a criança deixe a chupeta até os dois anos de idade. Todavia, a persistência da chupeta, sucção de dedo ou outros objetos, assim como o uso de mamadeira pode comprometer, e até mesmo agravar a má posição dentária (4).
É importante conversar com seu odontopediatra/ortodontista sobre essas questões para supervisionar o desenvolvimento da dentição de seu filho, antes mesmo dos dentes surgirem em sua pequena boquinha. Mais fácil é direcionar o crescimento de uma árvore jovem...
Referências
(1) Eidelman AI, Schanler RJ. Breastfeeding and the use of human milk. Pediatrics 2012;129(3).
(2) Hauck FR, Omojokun OO, Siadaty MS. Do pacifiers reduce the risk of sudden infant death syndrome? A meta-analysis. Pediatrics 2005;116(5).
(3) Kattwinkel J, Hauck FR, Keenan ME, et al. The changing concept of sudden infant death syndrome: Diagnostic coding shifts, controversies regarding the sleeping environment, and new variables to consider in reducing risk. Pediatrics2005;116(5):1245–55.
(4) Ovsenik M, Farnik FM, Korpar M, Verdenik I. Follow-up study of functional and morphological malocclusion trait changes from 3 to 12 years of age. Eur. J. Orthod. 2007;29(5):523–9.
Comentários