Alinhadores - vantagens e desvantagens
- Leandro Osorio
- 9 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de mar. de 2020

De forma prática e discreta, os alinhadores proporcionam conforto no uso e facilidade para higiene e alimentação. Após a avaliação e estabelecido o plano de tratamento, já é possível identificar o tempo aproximado e como será o resultado, através das ferramentas virtuais utilizadas para planejar o tratamento.
A associação com outras técnicas ortodônticas permite o tratamento de casos complexos.
Vantagens
A principal vantagem é a facilidade de higienização, pois a escovação e o uso de fio dental se faz da mesma forma se não tivesse utilizando o aparelho. A alimentação também se faz de forma tranquila, onde os pacientes não costumam relatar maiores desconfortos. Conforme a complexidade do tratamento, se pode definir com bastante precisão o tempo que o tratamento irá durar. Todavia, alguns casos necessitam refinamento para a obtenção do resultado de excelência.

O tempo de tratamento com alinhadores tende a ser mais rápido principalmente para os casos mais simples. Isso porque esses dispositivos iniciam já movimentando os dentes para as posições desejadas, ao passo que o tratamento convencional são necessários de 4-6 meses para iniciar esse processo.
Desvantagens
Costumo dizer que uma das vantagens também é desvantagem. Sim, a necessidade de remoção para a alimentação pode ser um tanto trabalhosa, mas que o utilizador logo se adapta (digo isso por experiência própria!). A possibilidade de remoção exige do paciente disciplina pois o tratamento só irá funcionar se os alinhadores estiverem em posição!
O início do tratamento é um pouco mais moroso que o tratamento tradicional com brackets, pois é necessário o planejamento e confecção do tratamento, que conforme o fabricante, é realizado em outros países (Invisalign). O custo inicial do tratamento tende a ser um pouco maior com alinhadores. Contudo na maioria dos casos esse fato é compensado pelo menor tempo de tratamento.

Em resumo, minha opinião como paciente é positiva para o uso dos alinhadores. Como ortodontista tenho ficado mais e mais adepto ao uso, pelos bons resultados alcançados. Sempre utilizando no planejamento o conhecimento da mecânica ortodôntica e recursos auxiliares para utilização em conjunto com os alinhadores.
Devemos lembrar que quem realiza o tratamento é o ortodontista!
Comentários