top of page

Você sabe o que é Avulsão? Saiba como você pode salvar um dente.

  • Foto do escritor: Leandro Osorio
    Leandro Osorio
  • 18 de ago. de 2017
  • 3 min de leitura

Atualizado: 22 de mar. de 2021


Já discutimos sobre o risco maior de dentes para frente serem perdidos devido ao traumatismo dental. Não diferente do exposto naquele post, essa semana atendemos uma criança de 8 anos que, apresentava os dentes para frente e sofreu avulsão dentária na escola, surgindo assim a oportunidade de falar sobre o assunto. Mas o que é avulsão, e como devemos proceder frente a essa situação?

Avulsão

Avulsão é o nome dado ao traumatismo dental que proporciona a saída total do dente do seu local no osso alveolar. Assim o dente normalmente cai no solo, alfalto, piscina, etc. Esse fato ocorre quando há ruptura total das estruturas que unem o dente ao osso, o ligamento periodontal. O grande problema desse tipo de traumatismo é que o processo de cicatrização do ligamento periodontal está ligado às células que se encontram no dente, que começam a perder a vitalidade no momento que saem do seu local da boca. Essa é a razão pela qual o tempo do acidente e local onde o mesmo caiu são tão importantes. Ainda se deve lembrar que tanto dentes decíduos (dentes de leite) como dentes permanentes podem sofrer avulsão dentária, mas apenas esses últimos podem ser reimplantados.

O que devo fazer?

A primeira atitude é verificar se o dente em questão é permanente. Mantenha a calma. Ao manipular o dente, faça-o pegando pela coroa, (a parte branquinha do dente). Você deve verificar se o dente apresenta alguma sugeira vísivel. Remova sugeiras grosseiras e usando água de torneira por no máximo 10 segundos. Coloque ou peça para o paciente colocar o dente de volta ao local e morder gentilmente um guardanapo para manter no local e até ele receber o atendimento odontológico.[1] Em algumas situações não será possível fazer o reimplante imediato (devido a inconsciência do paciente por exemplo). Nesses casos coloque o dente em um recipiente com leite, solução de lentes de contato, soro fisiológico, água destilada e traga para o pronto atendimento. Pode-se, ainda, transportá-lo também na boca, deixando ele na bochecha entre o lábio e os dentes (o paciente deve estar conciente).

Tempo de reimplante/ Meio de armazenamento

Tempo de reimplante inferior a 30 minutos é correlacionado a um alto percentual de cicatrização completa do ligamento periodontal. O mesmo ocorre para tempos um pouco maiores quando o dente é armazenado em soluções como saliva, soro fisiológico ou leite. A partir de uma hora mantido seco o sucesso do reimplante já começa ser comprometido, onde técnicas diferentes devem ser empregadas buscando não mais a cicatrização (reconstituição do ligamento periodontal) mas sim um reparo, visando aumentar a expectativa de permanência do dente em boca.

A necessidade de intervenção no canal do dente deve ser cuidadosamente avaliada de acordo com a característica do dente e iniciado em 7 a 10 dias do traumatismo. Por vezes utilização de "curativos" intra-canal auxiliam no controle do processo de absorção que costuma ser a causa principal da perda dos dentes avulsionados.

Cuidados após o traumatismo

A avulsão é um traumatismo dentário severo e o paciente deve ser encorajado a manter o contato com o profissional a fim de dar continuidade no acompanhamento/tratamento da situação. Nas primeiras semanas o paciente deve evitar a participação em esportes de contato, pois além do dente estar em recuperação os fatores predisponentes (dentes para frente) ainda estarão presentes. Dieta líquida e pastosa por duas semanas. Manter uma excelente higiene utilizando escova dental ultramacia de boa qualidade para não lesar o tecido gengival em recuperação. Usar bochecho com solução de clorexedine por uma semana.[1]

Prevenção

A prevenção sempre é o melhor tratamento para casos de traumatismo dental. Todo esforço para reduzir a projeção dos dente deve ser empregado. Situações onde o tratamento ortodôntico deve ser postergado, o uso de protetores bucais para práticas esportivas deve ser recomendado e implementado, já que esportes de contato e dentes para frente são situações prevalentes de lesões traumáticas. Converse com seu dentista.

[1] L. Andersson, J.O. Andreasen, P. Day, G. Heithersay, M. Trope, A.J. Diangelis, D.J. Kenny, A. Sigurdsson, C. Bourguignon, M.T. Flores, M.L. Hicks, A.R. Lenzi, B. Malmgren, A.J. Moule, M. Tsukiboshi, International Association of Dental Traumatology guidelines for the management of traumatic dental injuries: 2. Avulsion of permanent teeth., Dent. Traumatol. 28 (2012) 88–96. doi:10.1111/j.1600-9657.2012.01125.x.

Comentários


  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2021 Transformando sorrisos.

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page