Invisalign X aparelho tradicional
- Leandro Osorio
- 16 de jun. de 2017
- 1 min de leitura
Atualizado: 22 de mar. de 2021

Diversos clientes questionam sobre a eficácia, segurança e resultado do uso de alinhadores para a correção ortodôntica de seus dentes. Desenvolvidos de forma a tornar o tratamento menos evidente , os alinhadores ainda são vistos com desconfiança por muitos profissionais e pacientes. A edição de Junho de 2017 do mais respeitado periódico científico de Ortodontia no mundo, o American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics, traz estudo comparativo entre as duas técnicas de tratamento.
Os sujeitos da pesquisa apresentavam problemas ortodônticos similares e foram distribuidos em tratamento com alinhadores (Invisalign) e com bráquetes (tratamento tradicional). Análise de tempo de tratamento, resultado e melhora da maloclusão foram realizados. Os pesquisadores (1) não encontraram diferenças entre os dois métodos de tratamento. O grupo com Invisalign apresentou um tempo médio de tratamento mais curto. Em contrapartida, o tratamento convencional mostrou-se mais efetivo para a obtenção de melhoras mais expressivas de maloclusão.

Algumas condições oclusais apresentam limitações para ser tratadas com os alinhadores, necessitando de técnicas combinadas para obtenção de resultado satisfatório.
Como visto acima, ambas as técnicas apresentam vantagens e desvantagens .
O conhecimento dessas características torna-se fundamental para que a técnica escolhida seja a que melhor se encaixa no seu perfil, seja pela usabilidade como pelo grau de exigência para o resultado final.
Essa informação foi útil? Deixe abaixo seus comentários para compartilhar suas ideias.

Referência
1. Gu J, Tang JS, Skulski B, et al. Evaluation of Invisalign treatment effectiveness and efficiency compared with conventional fixed appliances using the Peer Assessment Rating index. Am. J. Orthod. Dentofac. Orthop. 2017;151(2):259–66. Available at: http://dx.doi.org/10.1016/j.ajodo.2016.06.041.
Comentários